É muito comum nos dias atuais se falar em exaustão, redução de eficiência e falta de conexão com os colegas de trabalho: o burn-out se caracteriza como o esgotamento ou cansaço emocional, que pode se manifestar física e psiquicamente. Mais recentemente, o burn-out foi classificado como uma síndrome defensiva (mecanismo de defesa), que se manifesta em diversas profissões.
Entretanto, existe também o boreaut, que vem do inglês bored. Bored é entediado. O trabalhador se sente de pouca valia que desperta impressão de nenhum valor. Por não ter o que fazer, não é um tédio qualquer, o fato é que o trabalhador não sente prazer em suas atividades laborativas e o trabalho se torna de fato um verdadeiro fardo a ser carregado. E justamente por não se sentir como parte do negócio, parte importante da empresa, o empregado se desconecta e a aderência ao trabalho se torna zero e acontece quando há menos demanda e desafios em seu ambiente laboral que a pessoa conseguiria entregar.
Assim como o burn-out o boreaut tem várias consequências na saúde mental do trabalhador, dentre elas há geração de ansiedade, insônia, de não realização, problemas de pele e baixa estima, o que tende à depressão.
A Síndrome de bureout pode ocorrer até mesmo em trabalhadores recém contratados quando descobrem que as características informadas no momento da contratação não correspondem com as atividades propostas a ele diariamente na rotina da empresa.
Algumas situações comuns à síndrome:
- Ter pouco trabalho e passar muito tempo sem atividades;
- Não ter seu trabalho reconhecido pelas pessoas;
- Realizar atividades monótonas;
- Realizar funções que não se adequam à sua qualificação;
- Receber menos responsabilidades do que poderia;
- Encontrar muitas limitações ao dar uma ideia inovadora;
- Não ver oportunidades de crescimento na empresa;
- Condições precárias de trabalho;
- Clima organizacional ruim;
- Envolver-se em relações de competição e conflitos com colegas.
É dever legal da empresa manter um ambiente de trabalho sadio, por isso é fundamental investir em alternativas que visam reduzir o tédio dos colaboradores no ambiente de trabalho.