Belintani Advogados

Artigos

04/05/2021

Os efeitos assustadores da covid-19 no cérebro

Que a Covid-19 pegou o mundo de surpresa e nos fez rever, repensar e mudar o estilo de vida, todo mundo sabe. O que muitos não sabem são as consequências da Covid-19 no cérebro da pessoa.

Perda de memória, problemas de concentração, “síndrome da fadiga crônica” (o cansaço que não passa, e que pode ter origem neurológica), episódios esquizofrênicos, epilepsia, transtornos de ansiedade, irritabilidade, distúrbios do sono, estresse pós-traumático, dentre outros, são comuns em pessoas que tiveram a doença, ainda que em casos mais leves.

Essas sequelas nos preocupam muito no mundo do trabalho. Afinal, um trabalhador que perde prazo, não consegue alcançar as metas, está sempre cansado, sem condições de realizar as tarefas, está sempre irritado, dorme em seus compromissos de trabalho (sem perceber), não está produzindo e pode colocar seu emprego em risco. 

O que nos assusta é que esses sintomas muitas vezes não serão relacionados ao quadro que a pessoa teve de Covid-19, por isso é preciso ficar atento aos sinais.

A Covid-19 pode ser também ocupacional, ou seja, sua transmissão ocorreu no ambiente de trabalho, por vários motivos, dentre eles, a ausência das medidas protetivas ao trabalhador. 

O sofrimento causado pela Covid-19 vai muito além de uma internação em UTI ou mesmo de um isolamento. As consequências na saúde mental da pessoa são gravíssimas.

Por isso, reafirmo que é importante ficar atento aos sintomas pós Covid e sempre procurar ajuda de especialistas para que possam avaliar adequadamente os sintomas e sua relação com a Covid-19.

Voltar

Compartilhe no WhatsApp
Agendar uma Consulta!

Gostou do nosso conteúdo?

Inscreva-se para receber!

Desenvolvido por In Company